Verão: é hora de hidratar-se!

 

Nesta época do ano, a preferida pela maioria dos brasileiros, coincide com o maior número de casos de internações devido à desidratação. Causas comuns, como a falta de apetite gerada pelo intenso calor e o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, contribuem para este problema.
A nutrição equilibrada desempenha um papel essencial na prevenção deste que é um verdadeiro transtorno para a saúde. Por isto, deixaremos algumas dicas de como amenizar este problema e ainda refrescar-se com o sabor delicioso de alguns alimentos através de sucos e consumido in natura:
Vitamina C: poderoso antioxidante, está presente em frutas refrescantes e que contém considerável quantidade de água, como laranja, acerola, limão, graviola e açaí.
Vitamina A: além de manter hidratada a pele e prolongar o bronzeado devido à presença do beta caroteno, está presente no caju, cenoura, mamão, melão e maçã.
Água de coco: ela é rica em eletrólitos, que repõe as perdas de maneira natural, além de ser deliciosa quando consumida bem gelada e misturada com outras frutas que sua criatividade permitir.
Água: fonte da vida, é importante consumir nestes dias de altas temperaturas de 2 até 3 litros, dependendo da perda de líquidos ocasionada por exercícios e suor.
Lembre-se: prefira alimentos mais leves, frutas, verduras e legumes. Faça refeições em locais apropriados para evitar o risco de contaminação dos alimentos. Evite alimentos muito gordurosos e o excesso de açúcares e bebidas alcoólicas.
Desta forma, seu verão será bem melhor aproveitado e muito mais saboroso!
Viviane Valente
Nutricionista e Aluna da Pós Graduação Imen – Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional
 CRN 32155
Referências:
CARVALHO JM, MAIA GA, SOUSA PHM, MAIA JR GA. Água-de-coco: propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Semina ciênc. agrar; 27(3):437-452, 2006.
MÜLLER SR. A importância da boa alimentação. In: RIGO JC, TRAPP MG. O modelo e suas dicas de saúde. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. 108p.
PENTEADO, M.V.C. Vitaminas: Aspectos nutricionais, bioquímicos, clínicos e analíticos. São Paulo: Manole, 2003. 612p.
PRADO ES, GONZAGA WS, DANTAS EHM. Conhecimento das práticas de hidratação dos atletas de vôlei de praia do estado de Sergipe. R. bras. Ci. e Mov : 18(3):29-34, 2010.

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *