Empreendedor, uma palavra com vários significados e muitas expectativas. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 2016, pode-se entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação.
Uma pessoa empreendedora é criativa, determinada, persistente, organizada, líder e possui grande imaginação, deve ainda dominar tecnicamente as etapas e processos dos negócios que deseja iniciar. Busca a auto realização e quer sempre assumir novas responsabilidades. Essas e outras características misturam-se e completam-se.
Atualmente muito se tem falado em pessoas que empreenderam e que os negócios deram certo. A situação econômica pela qual o Brasil está passando, pode ser o momento exato para empreender com consciência e avançar financeiramente, conquistando o sucesso pessoal e profissional.
Embora o número de mulheres empreendedoras tenha aumentado no Brasil, ainda é menor do que o número de homens empreendedores, talvez devido às questões culturais e sociais que enfrentam. Para elas, os aspectos profissionais ainda ocupam o segundo lugar, pois influenciam diretamente a vida pessoal e familiar. E, tendo em vista que um projeto demanda tempo e dedicação, muitas mulheres optam em não arriscar seja em um projeto coorporativo ou pessoal. Todavia, a sociedade oferece mecanismo para a mulher conciliar a vida pessoal/familiar com seus projetos empreendedores.
Mesmo com as dificuldades que as mulheres enfrentam no início do empreendimento, como as implicações econômicas, sociais e culturais, superá-las é imprescindível, pois faz parte do processo da implantação.
Um dos fatores que impulsiona as mulheres a criar suas empresas e/ou projetos está associado à dificuldade que elas encontram para ter acesso aos escalões superiores nas organizações, bem como a falta de perspectiva nos trabalhos anteriores.
As mulheres que se tornam empreendedoras geralmente são persistentes, ativas, persuasivas, gostam de inovar, possuem grande desejo de realização e independência e são adaptáveis às mudanças inerentes a esse desafio.
Antes de iniciar um negócio/projeto/empreendimento trace as metas, pleneje bem e lembre-se que o cliente é o que moverá o seu empreendimento. Busque saber frequentemente quais as expectativas dele em relação ao seu negócio para que ele esteja sempre satisfeito.
Empreendedorismo, para mim, é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões ou das estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e na sua missão.
Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza
Conheça o EmpreNutri, o programa de empreendedorismo para nutricionistas da #insira #empreendajá #EmpreNutri #mulheresempreendedoras
http://goo.gl/s8rLjk
Abaixo alguns links para saber mais sobre empreendedorismo e mulheres empreendedoras.
https://www.youtube.com/watch?v=-ZR0FqO71Eo
https://www.youtube.com/watch?v=O0EvxzL3lvo
Escrito por:
Camila Cristina da Silva Santos
Estagiária de Nutrição
Sílvia Ramos
Nutricionista
CRN-3: 10.908
Escreva um comentário