Semana do Nutricionista | 31 de Agosto dia do Nutricionista

 

A nutrição é a ciência que estuda os alimentos e sua relação com o organismo. Em 1991, foi regulamentada a profissão de nutricionista, conforme a Lei 8.234, que também define as atribuições privativas do nutricionista, entre elas: 

 

– auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética.
– planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição.
– assistência e educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas.  

 

Sabe-se que a composição física e química da dieta é estabelecida, exclusivamente pelo nutricionista, por meio da seleção apropriada de alimentos que conferem à dieta os nutrientes necessários para a saúde do indivíduo.


Os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) têm a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de nutricionistas. A fiscalização orienta o profissional e indivíduos relacionados sobre habilidades, direitos e deveres do nutricionista, proporcionando mais qualidade aos serviços prestados para a população. Também conquista espaços para a atuação do nutricionista e dissemina a importância do profissional na promoção da saúde. Agosto é o mês de comemoração da profissão, pois em 31 de agosto de 1949, no Rio de Janeiro, foi fundada a primeira entidade ligada à profissão, Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), a atual Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

Conteúdo elaborado pela aluna Jessica Dias

 

Jéssica Sousa Dias CRN-3 37911
Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2012)
Aprimoramento profissional e Especialização em Nutrição Hospitalar no Instituto Central do
Hospital das Clínicas da FMUSP (2014)
Pós-graduanda em Nutrição Humana aplicada e Terapia Nutricional (2015) no IMeN Educação

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *