Segurança alimentar x Segurança dos alimentos

012_INSIRA_17_R_Seguranca_alimentar

Segurança alimentar e segurança dos alimentos são termos comumente utilizados como sinônimos. É importante que o profissional da área da alimentação interprete esses conceitos corretamente, para poder estimular uma alimentação segura e saudável.

Segurança Alimentar (Food Security), contempla o direito ao acesso a alimentos de qualidade e quantidade adequada de modo a suprir as necessidades nutricionais para a manutenção da saúde. No Brasil há programas de políticas públicas para garantir a segurança alimentar da população. Um exemplo é o programa Fome Zero, que defende o direito à alimentação e tem como objetivo, erradicar a fome e a pobreza no país.

Segurança dos alimentos (Food Safety), está relacionada à qualidade dos alimentos e abrange desde a seleção até o preparo. Também são avaliados aspectos físicos (textura, cor), químicos (resíduos de agrotóxico) e biológicos (presença de micro-organismos).O objetivo é oferecer um alimento seguro para a comercialização e o consumo. A RDC n°216 implantada em setembro de 2004 pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulariza a obrigatoriedade dos estabelecimentos que comercializam ou manipulam alimentos em desenvolver Manuais e Procedimentos Padronizados para garantir as condições higiênico-sanitário dos alimentos.

 

Larissa Leal Andrade

Estagiária de  Nutrição

 

Silvia Ramos

Nutricionistas  – CRN3/10908

 

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *