
A Segurança dos alimentos SA de uma cozinha industrial é assegurada através de várias legislações, instituídas para garantir ao consumidor que alimentos ofertados sejam de qualidade e que quando manipulados, seja de forma segura e adequada.
Essas leis e legislações discorrem sobre inúmeras questões, tais como:
- Procedimentos administrativos: documentos necessários para assegurar a funcionalidade da cozinha;
- Sanitárias: realização de métodos preventivos que contribuem para evitar contaminações nos alimentos;
- Cadeia de Produção: relaciona a manipulação dos alimentos com a estrutura física da unidade, além do recebimento de matéria prima à distribuição das preparações;
- Elaboração de treinamentos: através dos Manuais de Boas Práticas e dos Procedimentos Operacionais Padronizados.
Colocar em prática todas estas padronizações, exige a participação de profissional especialista e atualizado. Este, terá como missão garantir a aplicação correta dos processos estipulados por normas sanitárias.
Responsáveis técnicos ou supervisores em SA, precisam ter um conhecimento amplo sobre essas normas técnicas para ser capaz de reconhecer inadequações e corrigi-las, agir de maneira apropriada em situações emergenciais, além de supervisionar os processos para que ocorram de maneira adequada
Tornar-se RT ou supervisor requer um aprimoramento específico, através de cursos e apoio teórico sobre as práticas relacionadas ao assunto. Tudo isso é oferecido no Curso de Formação de Supervisores e RTs em Segurança dos Alimentos, pelo INSIRA Educacional https://goo.gl/9Z0Bli.
Ana Carolina Mendes
Estagiária
Silvia Ramos
Nutricionista CRN3/10908
Escreva um comentário