RECOMENDAÇÃO: o nutricionista na mídia

A participação de nutricionistas em entrevistas tem aumentado paralelamente ao interesse do público por assuntos relacionados à saúde, alimentação e nutrição. Por esse motivo, os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas elaboraram a presente recomendação para que o profissional se atente a questões básicas que permeiam a conduta responsável e ética perante os meios de comunicação. Para tanto, recomenda-se:

• Antes de conceder entrevistas, se representando o conselho, verifique a posição da entidade acerca da matéria que será abordada.
• Em entrevistas representando o conselho, apresente as informações na terceira pessoa do plural. Exemplo: Nós do Conselho Federal de Nutricionistas defendemos…
• Antes de conceder entrevistas, busque informações sobre a motivação da imprensa a respeito da matéria, com a intenção de aumentar a chance de resposta para aspectos desconhecidos.
• Ao conceder entrevistas, procure saber antecipadamente se a pauta contemplará assuntos que poderão ser abordados com evidências científicas. Caso os temas sejam polêmicos, procure direcionar a entrevista de modo que o público receba informações respaldadas cientificamente, destacando os riscos, benefícios e a importância de acompanhamento nutricional individualizado;
• Considere que a imprensa se dirige a um público bastante heterogêneo e, portanto, transmita todas as orientações com cautela e de forma atualizada. Por mais que tenha domínio sobre o assunto, revise-o quanto a números, estatísticas, legislação, entre outros;

Veja mais recomendações em: http://goo.gl/S65vml

 

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *