Quem pode ser membro de uma EMTN?

Pacientes hospitalizados tendem a apresentar baixa adesão à dietoterapia, muitas vezes por questões de adaptação com a consistência e/ apresentação da dieta ou até mesmo em decorrência da doença, reações aos tratamentos medicamentosos, procedimentos, alteração no paladar dentre outros fatores que podem levar à inapetência.

São comuns casos de desnutrição intra-hospitalar e, a terapia nutricional enteral (TNE), pode ser considerada suporte adequado para minimizar ou evitar a desnutrição. A TNE auxilia a reestabelecer o estado nutricional e melhorar o estado clínico em geral, reduzindo em alguns casos, o tempo de internação e consequentemente custos hospitalares.

Entretanto o uso de Terapia Nutricional Enteral é um procedimento complexo, sendo assim é necessário o trabalho da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). A equipe deve ser composta por: nutricionistas, médicos, nutrólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, dentre outros profissionais da área da saúde para garantir segurança dos pacientes e melhores resultados da TNE.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), através da Resolução nº 222/99, dispõe sobre a participação do nutricionista em EMTNs, para a prática de terapias nutricionais enterais. A Portaria nº 337 de 14 de Abril de 1999 aprova o Regulamento Técnico para a Terapia de Nutrição Enteral.

A RDC nº 63 de 06 de Julho de 2000 estabelece a obrigatoriedade dos estabelecimentos que fizerem uso de TNE, constituir a EMTN e também torna obrigatório que os membros destas equipes se especializem em Terapia Nutricional.

O curso de pós-graduação em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional da Insira Educacional, atende ao  disposto na RDC nº 63  e,   possui disciplinas relacionadas à Terapia Nutricional Enteral  e professores membros de EMTNs. Capacitando assim, os alunos para integrarem EMTNs.

 

Corpo docente de Terapia Nutricional:

  • Mariana Frigo – Nutricionista;
  • Camila Pugliesi – Nutricionista;
  • Cláudia Satiko – Enfermeira;
  • André Araújo – Enfermeiro;
  • Tatiana Antonelli – Médica;
  • Carla Lanza – Farmacêutica.

 

Conheça o programa completo em: http://goo.gl/Y1kWAo e aproveite a Campanha de Bolsas. Inicie sua pós-graduação ainda em 2016 e com desconto nas mensalidades. #Insira #pós-graduação #nutriçãohumana #terapianutricionalenteral #EMTN

 

Escrito por:

Camila Cristina da Silva Santos
Estagiária de Nutrição

 Silvia Ramos
Nutricionista
CRN-3: 10.908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *