Propriedades funcionais da chia

019_INSIRA_17_R_blog_chia

A chia  (Salvia hispanica L.)  é uma semente que possui importante propriedades que auxiliam na  manutenção da saúde. Esse alimento destaca-se por ser rico em ômega 3, aminoácidos, fibras solúveis, cálcio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B. Uma das suas propriedades, é  a capacidade de reter água, possibilitando assim o retardamento da absorção da glicose e gorduras. Esta propriedade, influencia diretamente na saciedade,  podendo ser útil para perda de peso. Este  alimento funcional além de auxiliar na prevenção de doenças é fácil de incluir na dieta, podendo ser consumido com iogurte, frutas, sucos, saladas ou em preparações mais elaboradas. A recomendação de consumo para pessoas saudáveis, que desejam apenas prevenção é de 25 g o equivalente a 2 colheres de sopa.

Fontes

BONFIM,N.S.; KANASHIRO,A.D.S., Propriedades nutricionais da Salvia hispanica l. e seus benefícios para a saúde humana, Unoesc & Ciência – ACBS Joaçaba, v. 7, n. 2, p. 199-206, jul./dez. 2016.Artigo:https://goo.gl/ihRjgU

COELHO,M.S., SALAS-MELLADO,M.M., Revisão: Composição química, propriedades funcionais e aplicações tecnológicas da semente de chia (Salvia hispanica L) em alimentos, Braz. J. Food Technol., Campinas, v. 17, n. 4, p. 259-268, out./dez. 2014.

 

Larissa Leal Andrade

Estagiária de  Nutrição

 

Silvia Ramos

Nutricionistas  – CRN3/10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *