O desafio de ser nutricionista em 2016

Especial Dia do Nutricionista
Versátil, bem informado e apaixonado pelo que faz

Para a nutricionista e diretora do INSIRA Educacional, Silvia Ramos, “ser nutricionista hoje inovar e  desafiar-se  diariamente a dar o seu melhor, mesmo em condições adversas e, acreditar que o seu melhor significa muito para quem recebe!”

Esse é o perfil comumente encontrado nos profissionais da área de Nutrição, que reúne conhecimentos que o permitem trabalhar em um amplo com campo de atuação. Neste especial, relembramos um pouco sobre algumas atribuições que o profissional pode assumir.

No esporte
A nutrição esportiva cresce cada vez mais e atende tanto a praticantes de atividade física, quanto a atletas de alto rendimento, o que torna as intervenções nutricionais  realizadas com esse último público um desafio que impacta diretamente nos resultados em competições.

Em segurança dos alimentos
O nutricionista da área de Unidades de Alimentação e Nutrição é fundamental para os processos e ferramentas de qualidade que garantem a segurança dos alimentos. Nessa área também são exigidas as habilidades para gerenciar os estabelecimentos e liderar pessoas, em restaurantes comerciais e industriais, bares, padarias, centros de distribuição e outros estabelecimentos.

Em lactários
Bancos de leite humano

e lactários também podem ser administrados por nutricionistas, responsáveis  desde a garantia dos processos higiênico – sanitários, como dos custos relacionados aos serviços oferecidos. É comum as instituições possuírem equipe de nutricionistas focadas nesse setor.

No Marketing
Os nutricionistas auxiliam os setores de Marketing das empresas do desenvolvimento

de campanhas publicitárias e da rotulagem de alimentos, para garantir o cumprimento da legislação referente ao código de defesa do consumidor.

No atendimento clínico e hospitalar
A nutrição clínica dedica-se a melhorar ou estabilizar a saúde dos pacientes em hospitais, ambulatórios ou em clínicas, levando em conta as condições de saúde e do organismo, as origens, culturas e preferências alimentares de cada um deles. Alguns hospitais já aplicam conceitos e técnicas gastronômicas, para melhorar as características das refeições oferecidas.

Na escola
A orientação e a educação alimentar contribuem para esclarecer conceitos importantes da nutrição, avaliam e  indicam as condutas adequadas para escolas e estudantes. É comum aos profissionais desse segmento trabalharem no atendimento direto à população, em programas como merenda escolar e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

No comportamento individual
Uma nova vertente é a nutrição comportamental. Cada vez mais nutricionistas estão buscando o aprimoramento de conceitos para provar que a relação homem x alimento tem início antes mesmo da ingestão de alimentos, porque considera fatores, psicológicos, culturais, sociais, emocionais.

Parabéns a todos os  Nutricionistas pelo seu dia!!!!

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *