
Durante o período gestacional, os cuidados com a alimentação são fundamentais. O consumo alimentar adequado contribui tanto para a mãe, quanto para o feto, garantindo assim, uma gravidez tranquila e saudável.
O controle de peso durante este período é muito importante, o mais recomendado é um ganho em média de 9 a 12kg.
O aumento excessivo pode trazer complicações, como hipertensão, a qual pode gerar à pré-eclâmpsia e complicações no momento do parto, além de riscos para o feto no período perinatal. Um ganho de peso insuficiente irá se relacionar a um maior risco de retardo de crescimento intrauterino e mortalidade perinatal.
A alimentação de uma gestante deve ser balanceada e conter todos os nutrientes necessários, como:
- Cálcio (Leite e derivados): irão auxiliar na formação das estruturas ósseas e dentárias do bebê, e prevenir contra a hipertensão arterial durante a gestação.
- Carnes e peixes: importante porque trazem junto deles vitaminas e minerais que irão auxiliar na manutenção do organismo materno
- Aveia e linhaça: irão auxiliar no funcionamento intestinal que muitas vezes estará lento.
- Frutas: irão fornecer um aporte maior de vitaminas e minerais para o organismo da futura mamãe e do bebê.
- Água : em torno de 1.5 a 2.0 litros ao dia para auxiliar no transporte de nutrientes, regulação na temperatura do organismo, envolver e proteger o feto, além de auxiliar na lubrificação do trato digestório.
Todos os nutrientes adquiridos pela mãe por meio da alimentação passam para o bebê, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento.
Escreva um comentário