O chocolate e a saúde

   
 

O chocolate é um daqueles alimentos que tem alternado sua posição em relação aos efeitos produzidos sobre a saúde. Em algumas épocas, tido como benéfico, em outras, como prejudicial à saúde.

  
  Conheça os diferentes tipos de chocolate:
  • Chocolate branco – não tem cacau e tem mais açúcar e gorduras.
  • Chocolate ao leite – é o mais comum entre eles, tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
  • Chocolate meio amargo – tem cerca de 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
  • Chocolate negro ou amargo – é o que tem mais cacau, entre 60 a 70%, e menos açúcar e gorduras.
   
   Quanto mais cacau tiver em sua composição, mais benefícios ele traz à saúde. O cacau é rico em fitoquímicos  (polifenóis), especialmente em substâncias conhecidas como flavonóides, que são potentes antioxidantes. Antioxidantes protegem o organismo contra os radicais livres, que estão associados à um menor risco de doenças. Além disto, os  flavonóides estão relacionados à  redução da pressão arterial, melhora na função endotelial, contribuindo para redução da aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.
   
   Os principais  ácidos graxos  presentes no chocolate amargo são:
   Ácido graxo oléico,  é uma gordura monoinsaturada, também encontrada no azeite de oliva. É considerável saudável se consumida em quantidades adequadas e, está relacionada ao aumento do HDLcolesterol.
   Ácido graxo esteárico é uma gordura saturada que não afeta o colesterol total
   Ácido graxo palmítico, gordura saturada que está relacionada ao aumento do LDL colesterol, sendo considerada prejudicial à saúde.

 

   Para àqueles que adoram chocolate, a boa notícia é que o  consumo pode trazer benefícios à saúde. A sugestão é o consumo de chocolate amargo contendo entre 60% e 70%. Além de possuir maior quantidade de cacau, apresenta o dobro da capacidade antioxidante.

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