Nutricionista Empreendedor

Empreendedorismo não é um tema recente, existe desde a primeira ação humana inovadora, com o intuito de melhorar as relações interpessoais e com a natureza. No Brasil, começou a se desenvolver na década de 90 quando entidades como o Sebrae e a Softex foram criadas, até então, não se ouvia falar em empreendedorismo muito menos se encontrava informações a respeito1,2.

Há inúmeras definições sobre o conceito de empreendedorismo na literatura, segundo o Sebrae (2016)3 e Dornelas (2008)2, empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades, sendo fundamental para o sucesso da empresa. Através do empreendedorismo, pode-se criar na organização um centro criativo. Empresas que desejam crescer e se destacar precisam se diferenciar. A inserção de uma inovação permite que a empresa se torne mais competitiva no mercado gerando diferentes vantagens4.

Segundo o Sebrae3, o Brasil é considerado um dos países com maior atividade empreendedora. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM)5 revela que em 2014, a taxa total de empreendedorismo no Brasil era de 34,4%, enquanto que em 2015 foi para 39,3%. O estudo mostra que o empreendedorismo no país continua crescendo gradativamente.

Mesmo com o forte impacto que a crise teve na atividade econômica, o empreendedorismo não se abalou. O crescimento deste se deve a evolução tecnológica, a propagação da cultura empreendedora, o aumento da formação acadêmica e as políticas governamentais de estímulo à atividade empreendedora5, 6.

Diversos setores vêm ganhando espaço no mundo dos negócios, entre eles destaca-se o setor de alimentação e nutrição, especialmente o comércio de refeições saudáveis prontas, consultoria e assessoria escolar, empresas, industrias e educação em nutrição. Em meio a constante necessidade de crescimento profissional, cada vez mais os nutricionistas empreendem através de oportunidades, investindo e constituindo seu próprio negócio na área de alimentação e nutrição, contribuindo para o crescimento econômico do país e acompanhando as tendências do mercado.

Na época em que estagiou na do Insira Educacional, a Nutricionista Priscila Alves Gouveia identificou empresas atuantes no mercado criadas por nutricionistas empreendedores na área de nutrição. Através desse estudo, foi possível localizar onze empresas atuantes no mercado até hoje. O estudo enfatizou o crescente número de nutricionistas que atuam nesse segmento. Outro exemplo destacado no estudo, é a nutricionista da própria empresa (Insira), onde desenvolveu habilidades, foi determinada, criativa e com visão do futuro. Estes empreendedores buscaram através de seus esforços e iniciativas mostrar seu talento e sua capacidade de inovar, criando algo diferente ou modificando algo já existente.

O estudo concluiu, com as palavras de Endres8, que empreendedor não é aquele que nasce com essa característica, mas sim aquele que a desenvolve. Os empreendedores são visionários, enfrentam os obstáculos com foco nos resultados e visão de futuro, sendo capazes de identificar as oportunidades e transformá-las em produtos e serviços inovadores, buscando a satisfação dos clientes de forma criativa e satisfatória1.

REFERÊNCIAS

  1. CUSTÓDIO, T. P. A importância do empreendedorismo como estratégia de negócio. 2011. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro Universitário Católico Salesiano, São Paulo, 2011.
  2. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. 231 p. Disponível em: <https://goo.gl/WVJa2U>.
  3. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Disciplina de empreendedorismo. São Paulo: Manual do aluno, 2007, 67p.
  4. Serviço Social da Indústria – Paraná (SESI). Inovação social: Por que inovar. Disponível em: <https://goo.gl/vbKNxZ>.
  5. Serviço Social da Indústria – Paraná (SESI). Inovação social: Por que inovar. Disponível em: <https://goo.gl/TV5PmD>.

6.FLECK, L. Comunicação e tendências. Disponível em: <https://goo.gl/xcC8E4>.

  1. Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Perfil da atuação profissional do nutricionista no Brasil. Brasília – DF. 2006. 88 p. Disponível em: <https://goo.gl/0Tgg1D>.
  2. ENDRES, V. As 10 Características de um empreendedor de sucesso, segundo ONU e SEBRAE. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/tF5BJM>.

 

Por
Priscila Alves Gouveia
Nutricionista, ex-estagiária do Insira Educacional
Fabiana Lascala
Estagiária de Nutrição
Silvia Ramos
Nutricionista CRN3-10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *