Nutrição em pauta


Por Ana Cecília Simões e Luana Amorim

Antigamente, a alimentação era vista somente para saciar a fome. Hoje, com o desenvolvimento de pesquisas científicas e uma maior conscientização do público, a nutrição assume um papel importante para identificar como algumas doenças e condições podem ser desencadeadas por fatores dietéticos. Neste sentido, uma boa alimentação é imprescindível para a saúde.

Com o aumento do consumo de alimentos industrializados, o avanço da internet e a massificação das mídias sociais, a Nutrição se tornou o centro de muitas pautas, achismos e falácias. Mas, uma orientação nutricional vai muito além do que somente o emagrecimento, com a alimentação adequada se pode obter resultados como diminuição do estresse, ansiedade e irritabilidade.

A prevenção e tratamento de doenças crônicas, melhora do sistema imune, hipertrofia muscular, o envelhecimento precoce, e a promoção do bem-estar, estão entre algumas áreas que o nutricionista pode auxiliar. Podendo ainda promover melhora no rendimento de esportistas, potencialização do desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, ademais a contribuição para uma gestação plena e saudável. Assiste também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida.

Sendo assim, o papel do nutricionista adquire fundamental importância e vai muito mais do que simplesmente prescrever dietas para emagrecer, como muitas pessoas erroneamente acreditam. É sua função direcionar o fomento à mudança de comportamento por meio da prática alimentar de modo que saúde e prazer caminhem juntos. Esta transformação não é feita da noite para o dia, de forma radical e sim, de maneira gradual, respeitando preferências, hábitos alimentares, cultura e disponibilidade dos alimentos; garantindo saúde, bem-estar, disposição e antes de tudo, o prazer de comer e viver bem.

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *