Nutrição e programação fetal

O crescimento e o desenvolvimento fetal são influenciados por dois fatores: herança genética e o ambiente materno. Apesar de a genética ter interferência no crescimento do bebê, quem determina é o fator ambiental. Desses fatores ambientais, a nutrição materna é uma das mais determinantes no crescimento e desenvolvimento do bebê antes e após o nascimento.
Desde a concepção até a amamentação, o bebê é dependente da mãe para sua nutrição, crescimento e desenvolvimento. O feto se nutre através da placenta, portanto tudo o que a gestante ingere irá afetar diretamente o desenvolvimento da criança.
Pesquisadores têm discutido a relação entre o meio intrauterino desfavorável e o desenvolvimento de doenças na vida adulta. Este é um fenômeno denominado “programação fetal” e é descrito como um processo estimulado no útero, o qual estabelece uma resposta permanente no feto, conduzindo a um aumento da sensibilidade a doenças na vida adulta, como obesidade, diabetes, hipertensão, aterosclerose, doenças cardiovasculares entre outras. No entanto, o meio durante os períodos iniciais de vida do recém-nascido, pode também “programar” funções.
A teoria da programação fetal tem auxiliado muitos profissionais da área da saúde a entender de fato a origem de determinadas doenças, considerando que esse avanço é benéfico na prevenção de futuros casos de síndrome metabólica, resistência à insulina, obesidade, hipertensão, dislipidemia e diabetes do tipo 2.
É necessário conhecer e intervir nas janelas críticas, que são fases que ocorrem no período pré-natal e neonatal. Sobretudo, uma dieta adequada durante a gestação como na lactação e nos primeiros anos de vida da criança devem suprir todas as necessidades de macro e micronutrientes proporcionando assim um crescimento e desenvolvimento favorável.
O curso de extensão Nutrição e Programação Fetal abordará as características nutricionais durante a gestação e, as implicações que estas podem desencadear na programação fetal de doenças carregadas posteriormente na infância e vida adulta. Entenda mais sobre o assunto.
(Clique sobre a imagem abaixo para abrir o link)
http://goo.gl/eHvT2J
Referência:
A alimentação da gestante e a programação fetal. Disponível em: <http://revivanutricao.com.br/portfolio_page/a-alimentacao-da-gestante-e-a-programacao-fetal/>
Nutrição e Sua Relação Com a Programação Fetal. Disponível em: <http://revistanutrirmais.com.br/nutricao-e-sua-relacao-com-a-programacao-fetal/>

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *