Nutrição e Carnaval – Uma dupla que pode dar certo

O carnaval está chegando. E para não perder o fôlego e garantir a animação em todo período, o cuidado com a alimentação é imprescindível, um pequeno descuido pode acabar com a festa. 
Algumas recomendações simples podem ajudar na hora da folia.
– Coma a cada 3 horas: Comer de forma fracionada mantém os níveis adequados de glicose no sangue, facilitando a concentração e atenção para realizar as atividades, além de proporcionar equilíbrio entre as refeições e evitar o consumo de pratos exagerados.
– Prefira alimentos ricos em carboidratos: Alimentos como pães, massas, grãos e cereais são a principal fonte de energia para o organismo. Os foliões, normalmente, apresentam um gasto energético elevado, especialmente quando há um longo percurso e a intensidade da folia é alta. Nestes casos, é importante não deixar de repor esta energia.
– Beba muito líquido durante a festa: A hidratação também é muito importante. No verão, época em que ocorre o carnaval as necessidades de líquidos estão aumentadas, devido ao calor da estação e a movimentação nas ruas. Isso aumenta a perda de líquidos pelo suor. Assim, é indispensável a ingestão de pelo menos 2 litros de água nestes dias.
– Fique atento ao consumo de alimentos de origem duvidosa: A atenção deve ser redobrada na hora de escolher o que comer nas ruas. É interessante optar por alimentos que não necessitem de refrigeração. Prefira alimentos com a embalagem lacrada, pois tem menor risco de contaminação e, consequentemente, intoxicação alimentar.
Evite consumir alimentos gordurosos: O consumo de carnes e comidas gordurosas tendem a deixar a digestão mais lenta, causando desconforto gástrico e sonolência, que atrapalham no pique para a festa. Dê preferência para alimentos mais leves e nutritivos.
 Mas, o que levar para o carnaval?
ü  Barra de cereais
ü  Barra de proteína
ü  Água
ü  Água de côco
ü  Chás
ü  Sucos
ü  Frutas frescas
ü  Frutas desidratadas
ü  Biscoito integral
ü  Cookies integral
ü  Mix de oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas)
 
 
 
 
E então? Pronto para cair na folia?
Confira os blocos de rua que agitam o carnaval nas ruas de São Paulo
Bloco das Emílias e Viscondes
Rua General Jardim – Vila Buarque, São Paulo
Sexta-feira, 5 de fevereiro às 14:00   
Bloco Sidney Magal
Praça Dr. Teodoro de Carvalho – Vila Mariana, São Paulo
Sábado, 6 de fevereiro às 11:00 – 20:30  
 
Bloco Perifolia
Rua Marcondes Machado – Vila Alzira, São Paulo
Sábado e Domingo, 6 e 7 de fevereiro às 14:00
Confira outros blocos em: catracalivre.com.br
Priscila Alves Gouveia
Estagiária de Nutrição
Silvia Ramos
Nutricionista
Coordenadora de Pós-Graduação Insira  Educacional

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *