Maio Roxo – Conscientização acerca das Doenças Inflamatórias Intestinais

Em  19 de maio comemora-se o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII) e, por conta deste dia, o mês ficou conhecido como Maio Roxo. O  foco é conscientização mundial e  alerta sobre as DII. Além disto,  abrange a importância de se atentar para essas doenças ressaltando o modo correto de tratamento visando melhorar a qualidade de vida.

As doenças Intestinais agudas, são inflamações contínuas que atingem todo ou parte do trato gastrointestinal. As principais doenças relacionadas ao Sistema Digestório, são:

  • Doença de Crohn: afeta o revestimento do Trato Digestivo. O tratamento é através de medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, e em casos mais graves a intervenção cirúrgica é a mais indicada.
  • Colite Ulcerativa: afeta a mucosa interna do intestino grosso e do reto. O tratamento também inclui intervenção cirúrgica em casos graves, além do tratamento medicamentoso.

O tratamento dessas doenças possui semelhanças entre si, são realizados procedimentos médicos específicos para amenizar os sintomas que as envolvem. Aliado a esses tratamentos está Nutrição, pois a forma  com que esses pacientes se alimentam passa a ser crucial para manter a saúde do Trato Gastrintestinal equilibrada.

A restrição alimentar para os indivíduos com DII, gira em torno dos alimentos que causam desconforto intestinal, como os de alto teor de enxofre e ricos em fibras, porém essas restrições só são aplicadas na  fase ativa, em períodos de remissão Gastroenterologistas e Nutricionistas tendem a estimular uma dieta bem diversificada.

A Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) http://abcd.org.br/, fornece informações completas sobre as doenças, esclarece dúvidas frequentes, a respeito dos sintomas, tratamentos e estilo de vida. A ABCD também oferece acesso aos grupos de apoio da associação.

 

Por  Ana  Carolina Mendes
Estagiária de Nutrição

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *