A páscoa está chegando e o chocolate acabou se tornando o protagonista desta celebração. O chocolate quando consumido em quantidades adequadas promove alguns benefícios à saúde, mas vale lembrar que os benefícios associados ao chocolate são na verdade promovidos pelo cacau, ingrediente este que quase sempre é encontrado em baixas quantidades no produto. Em vista disso, devemos ficar atento ao rótulo dos produtos, optando sempre por escolhas mais pertinentes.
Muitas vezes o significado da páscoa pode se perder no meio de nossas tradições, deixando de lado o real significado dessa época, mas não podemos esquecer que a páscoa não é uma celebração apenas movida por chocolate, mas é a união da família. Nessa época, almoços comemorativos ganham destaque, porém deve-se tomar cuidado com mesas fartas e muitas tentações, as quais costumam apresentar grandes quantidades de calorias e gorduras. O cuidado deve estar presente desde as entradas, pratos principais, acompanhamentos até as sobremesas, aperitivos e bebidas alcoólicas.
Para aproveitar este momento em família e as refeições típicas da época sem cometer excessos, a escolha dos alimentos e o modo de preparo podem fazer toda a diferença para quem quer manter a saúde em dia.
Algumas dicas podem ajudar, veja:
– Evite consumir alimentos ricos em gorduras e com açúcares, como sobremesas à base de creme de leite e leite condensado, pois em excesso podem desencadear o armazenamento de gordura no organismo;
– Nas sobremesas, procure consumir doces de frutas. Para o chocolate, opte por aqueles com maior teor de cacau e tipo amargo;
– Na escolha do peixe, opte por peixes brancos, como merluza, robalo, Saint Peter, linguado e cação. Estes possuem menor quantidade de gorduras. Fique atento ao modo de preparo dando preferência para assados, ensopados ou grelhados;
– Ao optar pelo bacalhau, fique atento a quantidade de sal. Procure retirar o máximo de sal possível;
– Para temperar pratos e acompanhamentos, substitua temperos industrializados por opções naturais, como limão, alho, cebola, manjericão, louro e cebolinha;
Para inovar na Páscoa deste ano, selecionamos algumas receitas à base de bacalhau. Foram feitas adaptações das receitas originais, para surpreender os convidados na Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa. Confira:
Bacalhau à moda italiana

Você vai precisar de:
- 1 colher (sopa) de azeite extravirgem
- 2 postas de bacalhau (cerca de 300 g, cada)
- 2 batatas torneadas
- 2 cebolas médias
- 2 talos de aipo, cortado em pedaços
- 2 filés de aliche
- 5 alcaparras
- 3 azeitonas pretas
- 1 punhado de salsinha picada
- 1 lata de extrato de tomate
- Quanto baste de caldo de legumes
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Como fazer?
Em uma caçarola, grelhe os filé de aliche em azeite. Em seguida, acrescente as alcaparras, as azeitonas e os legumes. Coloque as postas por cima. Aqueça a panela em fogo médio, depois adicione um pouco de vinho branco seco, deixar evaporar e adicione o caldo de legumes até cobrir. Incorpore a salsinha picada e o extrato de tomate. Corrija o sal e a pimenta-do-reino e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Sirva em seguida, guarnecido de arroz branco ou uma salada de folhas.
Bacalhau espiritual

Você vai precisar de:
- 500 g de bacalhau, cozido e desfiado
- 1 cenoura média ralada
- 200 g de cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 300 ml de leite desnatado
- 150 ml de creme de leite light
- 1 pão francês molhado no leite
- 50 ml de azeite
- Queijo parmesão ralado para gratinar
Como fazer?
Cozinhe o bacalhau por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo, escorra a água, desfie-o e reserve. Em uma panela, coloque o alho, o azeite, a cenoura e a cebola e refogue por 4 minutos. Acrescente o bacalhau cozido, o leite e o creme de leite. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Para finalizar, acrescente o pão e mexa até ele desmanchar. Coloque tudo em uma assadeira, salpique queijo parmesão e leve ao forno até gratinar.
Tibornada de bacalhau

Você vai precisar de:
- 100 g de batatas bolinha
- 50 g de cebola
- 250 g de lombo de bacalhau, com pele e espinha, e dessalgado
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal a gosto
- Tomilho a gosto
- Louro a gosto
- Salsinha a gosto
Como fazer?
Tempere as batatas com sal, louro e um fio de azeite e leve ao forno (170ºC) até assar, por cerca de 40 minutos. Corte a cebola em quartos, depois em pétalas, e refogue em azeite com tomilho e louro. A seguir, grelhe o bacalhau com o azeite, com a pele para baixo para dar um toque defumado. Leve ao forno, asse-o por 15 minutos e, depois, tire as lascas. Monte o prato com as lascas de bacalhau abaixo, batatas ao centro, a cebola por cima, regada com o azeite, e finalize com salsinha.
Açorda de bacalhau

Você vai precisar de:
- 100 g de bacalhau, dessalgado e desfiado
- 1 ovo, com clara e gema separadas
- 20 g de coentro
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 pão francês
- 50 g de alho
- 50 g de cebola
- 1 folha de ouro
Como fazer?
Umedeça o pão em água e reserve. Em uma frigideira, doure a cebola e o alho em azeite, depois acrescente o bacalhau (deixe algumas lascas para decorar), a folha de louro e o coentro e misture. Depois, incorpore o pão umedecido. Por último, acrescente a clara e misture até formar uma massa homogênea. Fora da frigideira e antes de servir, acrescente a gema inteira e misture. Para servir, coloque o creme no fundo do prato e decore com algumas lascas de bacalhau. Finalize com azeite.
Agnolotti de bacalhau

Você vai precisar de:
- Massa
- 200 g de farinha de trigo
- 60 g de claras
- 20 ml de azeite
- 10 g de sal
- 100 ml de água
- Recheio
- 200 g de bacalhau dessalgado
- 40 g de alho
- 20 g de cebola
- 70 ml de azeite
- 30 g de purê de batata
- 10 g de ciboulette
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Molho pomodoro e basílico
- 200 g de tomate fresco
- 50 ml de vinho branco
- 15 g de alho
- 50 ml de azeite
- 50 ml de caldo de bacalhau
- 5 g de manjericão
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Como fazer?
Massa
Em um bowl, misture todos os ingredientes e sove a massa até ficar homogênea. Deixe descansar coberta, por cerca de 1 hora. Passe a massa pelo cilindro até obter uma espessura fina que possa ser recheada. Cortar quadrados 3 por 3 cm, recheie e feche uma ponta na outra como se fosse um triângulo e, depois, una as pontas para formar o agnolotti.
Recheio
Refogue o alho no azeite e adicione a cebola picada. Junte o bacalhau desfiado, o purê de batata, o sal, a pimenta-do-reino a gosto e finalize com a ciboulette.
Molho pomodoro e basílico
Refogue o alho no azeite, adicione o vinho e, logo em seguida, o tomate em cubos. Junte o caldo de bacalhau e deixar cozinhar por 10 minutos. Finalize com sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione o manjericão no final.
Lombo de bacalhau defumado ao molho de maracujá cremoso

- Você vai precisar de:
- 180 g de lombo de bacalhau defumado
- 1 litro de leite desnatado
- 50 g de arroz vermelho
- 10 g de cebola
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
- Molho de maracujá cremoso
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 maracujá
- 30 ml de creme de leite
Como fazer?
Em uma panela, coloque leite com as pétalas de cebola e grãos de pimenta-do-reino. Aqueça em fogo baixo, coloque o bacalhau e deixe cozinhar por 7 minutos. Retire do fogo e reserve. Em outra panela, refogue o alho e a cebola, adicione o arroz vermelho e cubra-o com água. Tempere com sal e deixe cozinhar por, mais ou menos, 40 minutos. Reserve.
Molho de maracujá
Derreta o açúcar, acrescente a polpa de maracujá e deixe reduzir. Em seguida, acrescente o creme de leite.
Para servir
Em um prato, coloque um aro e coloque o arroz. Por cima, coloque a posta de bacalhau e regue o pescado com o molho. Sirva em seguida.
Estas receitas foram adaptadas da revista Menu
Priscila Alves Gouveia
Estagiária de Nutrição
Silvia Ramos
Nutricionista
Escreva um comentário