Diretrizes dietéticas para pacientes com câncer de mama: uma revisão crítica.

As diretrizes dietéticas atuais para pacientes com câncer de mama não conseguem atender a ingestões dietéticas adequadas de macro e micronutrientes que possam melhorar o estado nutricional dos pacientes. Esta revisão inclui informações das bases de dados PubMed e Biomed Central nos últimos 15 anos sobre diretrizes dietéticas para o câncer de mama (CA mama) e o impacto potencial de uma dieta personalizada e específica de nutrientes sobre o estado nutricional dos pacientes durante e após o tratamento antineoplásico. Os resultados indicaram que os pacientes devem receber uma avaliação nutricional imediatamente após o diagnóstico. Além disso, eles devem ser encorajados a buscar e manter um peso corporal saudável [índice de massa corporal (IMC, em kg /m2) 20-24.9], preservando sua massa magra e evitando um aumento na massa de gordura. Portanto, após o diagnóstico do estado nutricional, uma restrição de energia conservadora de 500-1000 kcal /d pode ser considerada na intervenção dietética quando apropriado. Com base na informação revista, propomos uma intervenção nutricional personalizada durante e após o tratamento antineoplásico. As especificações na terapia nutricional devem basear-se no estado nutricional dos pacientes, hábitos alimentares, cronograma, atividades e preferências culturais. O consumo diário de energia deve ser distribuído da seguinte forma: <30% de gordura /d (principalmente ácidos gordos monoinsaturados e poliinsaturados), ~ 55% de carboidratos (principalmente alimentos integrais, como aveia, arroz integral e frutas) e 1,2-1,5 g proteína/kg/d  para evitar a obesidade sarcopênica. Os achados sugerem que 5-9 porções /d de frutas (~150 g/ porção) e vegetais (~75 g / porção) devem ser incentivados. As ingestões dietéticas adequadas de macro e micronutrientes à base de alimentos ricos em β-caroteno e vitaminas A, E e C podem evitar a deterioração do estado nutricional e melhorar a sua saúde e prognóstico em geral.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação dietética; interação fármaco-nutriente; intervenção baseada em alimentos; macronutrientes e micronutrientes no câncer de mama; dieta personalizada.

Fonte: MIRO, Ana Teresa Limon et al. Dietary Guidelines for Breast Cancer Patients: A Critical Review. American Society for Nutrition: Advances in Nutrition. 8:613–23,2017. Disponível em: < https://goo.gl/Ps5Czm> Acesso em: 09 out. 2017.

 

Mayara Ribeiro

Estagiária de Nutrição

 Silvia Ramos

Nutricionista- CRN3/10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *