Dieta, estresse e saúde mental

Por Paula Amorim e Silvia Ramos

Há muito tempo a relação entre dieta e comportamento é um tópico de interesse. Isso inclui os efeitos da dieta na saúde mental e física, bem como tópicos relacionados do papel do estresse e obesidade nesses processos. A modificação da dieta pode prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, e transtornos mentais relacionados ao estresse, incluindo depressão e transtorno de estresse pós-traumático estão associados a um risco aumentado de doenças cardiovasculares embora os mecanismos dessas interações não sejam bem compreendidos.

Há um limite na compreensão de como a dieta afeta a saúde mental e como os resultados de uma dieta pouco saudável, como a obesidade interage com os transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse.

A relação entre esses fatores costuma ser bidirecional. Por exemplo, mudanças na dieta podem influenciar os transtornos psiquiátricos por meio de efeitos diretos no humor, enquanto o desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos pode levar a mudanças nos hábitos alimentares.

Um estudo publicado esse ano na Revista Nutrients revisou a literatura sobre a relação entre alimentação, estresse, obesidade e transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse. O estudo concluiu que a relação entre dieta, obesidade, estresse e transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse é complexa e levantou alguns pontos.

A Dieta e obesidade podem afetar o humor por meio de efeitos diretos ou transtornos mentais relacionados ao estresse pode levar a mudanças nos hábitos alimentares que afetam o peso. Alternativamente, fatores comuns como estresse ou a predisposição pode levar à obesidade e transtornos mentais relacionados ao estresse, como depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Aspectos específicos da dieta podem levar a mudanças agudas no humor como bem como estimular a inflamação, o que levou a esforços para avaliar as gorduras poli-insaturadas (PUFA) como um tratamento para depressão.

Recentemente muito tem se falado sobre a relação entre o intestino e o cérebro, com a constatação de que o micro bioma intestinal tem influência na função cerebral e provavelmente também humor e comportamento, apresentando outra maneira pela qual a dieta pode influenciar a saúde mental e os transtornos. Neurotransmissores e neuropeptídios que estão envolvidos no humor e no apetite provavelmente desempenham um papel na mediação desse relacionamento.

Parece haver uma ligação entre as dietas pobres em gorduras saturadas e ricas em ômega-3 gorduras poli-insaturadas e risco reduzido de obesidade, Síndrome metabólica e transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse, bem como efeitos benéficos para outros resultados de saúde. Isso favorece uma dieta rica em frutas, nozes, e vegetais, e peixes, como se vê na dieta mediterrânea.

Os óleos de peixe são uma fonte rica de ácidos graxos ômega-3 e provavelmente têm um efeito benéfico na saúde mental e física. Há um número de fatores potencialmente confusos, no entanto, como aumento de comportamentos saudáveis ​​naqueles que aderiram a dietas específicas com esses nutrientes que poderiam contribuir para uma associação não conclusiva. A maioria dos estudos enfocou intervenções dietéticas, como óleos de peixe ou PUFAs no tratamento da depressão ou na prevenção de sintomas de depressão em grupos de risco. Não há boas evidências de intervenções dietéticas para pelo menos grupos de risco, e a possibilidade de viés de confirmação não pode ser descartada.

Embora uma dieta mediterrânea, em combinação com outras mudanças comportamentais, têm efeitos benéficos no estresse percebido e no bem-estar, não foi demonstrado que beneficie especificamente depressão. Alguns elementos da dieta mediterrânea, como ácidos graxos ômega-3, foram considerados benéficos em alguns ensaios clínicos. Enquanto isso, a adição de folato à dieta (com redução da homocisteína) está associada à diminuição dos sintomas de depressão. Em países como nos Estados Unidos, o folato é adicionado à farinha, então a deficiência de folato relacionada à depressão não é mais um problema clínico, embora nem todos os países incorporem a adição de folato aos alimentos.

A relação entre dietas ricas em gorduras saturadas e transtornos mentais é mais complexa. Parece essa ingestão de gordura pode ter um efeito agudo sobre o humor, levando a sintomas de ansiedade e depressão.

Além disso, a resolução da depressão foi associada a uma redução na ingestão de gordura em alguns estudos, embora não esteja claro se a redução da gordura levou à resolução da depressão, ou se a resolução da depressão levou a melhores hábitos alimentares.

Uma dieta saudável com redução da obesidade irá provavelmente ter efeitos benéficos na saúde mental por meio de melhores sentimentos de bem-estar e auto-estima, além da conhecida associação entre obesidade e depressão.

A evidência mais forte para um papel de intervenção dietética para depressão foi na área de suplementos de PUFA, especificamente doses mais altas de EPA, para pacientes com diagnóstico clínico de depressão. Uma vez que essencialmente não há efeitos colaterais, seu uso como um adjuvante aos antidepressivos deve certamente ser considerado como parte de um arsenal de tratamento, embora não seja um substituto para os tratamentos atuais.

Estudos futuros precisam avaliar a relação entre dieta e transtornos mentais. E enfatizar uma abordagem multidisciplinar e integrada, o uso de pesquisas epidemiológicas métodos que envolvem estudos na população em geral de estilos de vida benéficos para a saúde, aplicação de metodologia de ensaio clínico rigorosa e promoção de comportamentos saudáveis. Estudos de intervenções em grandes comunidades, incluindo escolas, são necessários, bem como o estudo da relação entre dieta e saúde em um contexto internacional. Além de novas pesquisas na área da microbiota intestinal, neurotransmissores e neuropeptídeos e sistemas biológicos no cérebro e no intestino provavelmente contribuirão para um maior conhecimento que pode avançar o tratamento para transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse, bem como obesidade e Síndrome metabólica.

Referência Bibliográfica:

Bremner, J.D.; Moazzami, K.; Wittbrodt, M.T.; Nye, J.A.; Lima, B.B.; Gillespie, C.F.; Rapaport, M.H.; Pearce, B.D.; Shah, A.J.; Vaccarino, V. Diet, Stress and Mental Health. Nutrients 2020, 12, 2428.

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