Diabetes: a importância do tratamento baseado em evidências

A orientação de condutas nutricionais para o diabetes, assim como para outras doenças, deve sempre ser baseada em evidências científicas, com a finalidade de garantir maior eficácia no tratamento garantir e a segurança do paciente.

Recentemente, foi divulgado na mídia o caso de profissional médico que promete a cura do diabetes para pacientes que restringirem qualquer fonte de carboidrato da alimentação, bem como o consumirem liberadamente, proteínas e gorduras, inclusive saturadas. Como parte do seu “plano de cura para o diabetes”. O  profissional suspende os tratamentos farmacológicos específicos para a doença.

Afirmações como essas, além de induzirem os pacientes ao erro e de não condizerem com as evidências científicas, podem trazer sérios efeitos adversos à saúde dos pacientes. Alimentação equilibrada, é parte importante do controle do diabetes. O uso de medicamentos e insulina de forma correta, são efetivos para o tratamento e controle para a doença, entretanto não há cura.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), divulgou posicionamento esclarecendo a inexistência de cura para o diabetes, bem como posição contrária à esta conduta médica. Ainda no ano de 2015, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, divulgou um parecer enfatizando que não há cura e/ ou reversão para o diabetes.

É extremamente importante que todos os profissionais utilizem-se de princípios éticos e façam suas orientações com embasamento científico, a fim de melhorar efetivamente o estado de saúde dos pacientes.

Leia na íntegra o posicionamento da SBD http://goo.gl/GfdFCR e o parecer do CREMEC sobre o assunto http://goo.gl/bwlYwj #Insira #saúde #nutriçãobaseadaemevidências #diabetes #SBD

Escrito por:

Camila Cristina da Silva Santos

Estagiária de Nutrição

Silvia Ramos

Nutricionista

CRN-3: 10.908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *