Dia Nacional de Combate à Hipertensão: Como o guia Alimentar pode ajudar?

O Vigitel 2016 (Sistema De Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas) recém divulgado, traçou por  meio de inquérito telefônico dados relacionados à excesso de peso, diabetes mellitus, obesidade e hipertensão e alimentação. Nesta última atualização, foi possível observar aumento significativo da prevalência de Hipertensão. O Vigitel apontou um aumento de 14,2% entre os anos de 2006 e 2016. Estes dados nos permite, ressaltar e discutir os fatores que estão relacionados a essa doença.

Hipertensão Arterial (HA) é uma doença crônica que altera a pressão acima dos níveis considerados adequados. O desenvolvimento está relacionado à diversos fatores de risco que podem ou não predispor o indivíduo a HA, tais como: idade (indivíduos acima de 60 anos), sexo e etnia (mulheres e pessoas negras), excesso de peso e obesidade, o consumo excessivo de sal e de álcool, o sedentarismo e em alguns casos a genética.

Desta forma, a  Hipertensão está diretamente relacionada com a alimentação e o peso corpóreo. Em relação a alimentação, a adequação do consumo de é imprescindível no controle.

Evitar o consumo excessivo de sal e de alimentos ultraprocessados que são ricos em sódio (Na) é eficaz no controle. Alimentos ultraprocessados tem o sódio  introduzido para conservá-lo por mais tempo e intensificar o sabor. Além disto, a composição nutricional destes alimentos é desbalanceada, não só pelo excesso de sódio, mas também pelos componentes artificiais  e gorduras que passam a ser agentes agressores da saúde influenciando no desenvolvimento de doenças crônicas como a HA.

Hábitos saudáveis, como consumir com maior  frequência alimentos in natura ou minimamente processados, evitando sempre que possível alimentos ultraprocessados além de realizar exercícios físicos regulares podem diminuir a incidência da Hipertensão. Mesmo a alimentação não sendo o único fator envolvido no desenvolvimento da doença.

Entenda mais sobre o assunto consultando o Guia Alimentar para a População brasileira em https://goo.gl/K7Nv2u e a 7ª Diretriz brasileira de Hipertensão Arterial em https://goo.gl/UyUC8H.

Fontes:

Vigitel – Brasil 2016
7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial
Guia Alimentar para a População Brasileira

Ana Carolina Mendes
Estagiária de Nutrição

 

Silvia Ramos
Nutricionista CRN3/10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *