Dia Internacional de Prevenção da Obesidade

Em junho de 2008 foi instituída a Lei nº 11.721 a qual oficializa o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrada no dia 11 de outubro com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade. A Federação Latino-Americana de Obesidade, havia criado a data anos antes, através da portaria número 144, de 24 de fevereiro de 1999, na época, conhecido como “Dia Nacional de Combate à Obesidade”.

Em 2015 a IASO – World Obesity Federation adotou a data como oficial a fim de abordar e alertar sobre o tema. Hoje, portanto, podemos considerar a data como “Dia Mundial da Obesidade”.

O tema escolhido para este ano é “Obesidade: Eu trato com respeito” com foco na obesidade infantil. Combater e prevenir são ações urgentes mediante o grande problema de saúde pública que a obesidade vem se tornando. Segundo a projeção da OMS, em 2025 cerca de 11,3 milhões crianças apresentarão excesso de peso.

Esses números são alarmantes e há uma grande preocupação em alertar pais e familiares sobre o diagnóstico da obesidade infantil. Embora seja visível a presença de sobrepeso ou obesidade, muitos pais não reconhecem ou não identificam o excesso de peso em seus filhos, seja por resistência ou por relacionar à um senso comum antigo na qual crianças “gordinhas” são mais saudáveis. Essa posição prejudica o tratamento e a prevenção de doenças associadas.

Cada vez mais as crianças estão crescendo no meio de condições socioambientais que influenciam os comportamentos alimentares, dietas ricas em energia, pobres em nutrientes e com ingestão de grandes quantidades de bebidas adoçadas são cada vez mais frequentes nessa faixa etária.

A intervenção precoce quando se observa aumento nos percentis de peso deve fornecer aos pais e cuidadores orientação e apoio para promover hábitos alimentares saudáveis e atividade física de rotina. Garantindo assim um crescimento saudável e qualidade de vida inclusive na vida adulta.

Referências

Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO. 11 de outubro é oficialmente Dia Mundial da Obesidade. Disponível em: <http://www.abeso.org.br/noticia/11-de-outubro-e-oficialmente-dia-mundial-da-obesidade>.

Folder educativo SBEM: <http://www.endocrino.org.br/media/uploads/PDFs/foldergrafica_diamundialobesidade2016.pdf>.

ONIS, Mercedes de. Preventing childhood overweight and obesity . J. Pediatr.  Porto Alegre. v. 91, n. 2, p. 105-107, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000200105&lng=en&nrm=iso>.

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM. 11 de outubro é dia nacional de prevenção da obesidade. Disponível em: <http://www.endocrino.org.br/11-de-outubro-e-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade/>.

World Obesity Day. http://www.obesityday.worldobesity.org/about

 

Por

Fabiana Lascala
Estagiária de Nutrição e Comunicação

Silvia Ramos
Nutricionista CRN3-10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *