Consumo de chocolate e benefícios à saúde. É possível?

               O chocolate é um alimento apreciado por pessoas de várias idades, seja consumido sozinho ou em preparações. Contudo o tipo de chocolate que agrada o paladar de grande parte da população, é o tipo ao leite, que possui alta quantidade de açúcares e gorduras. Por outro  lado, estudos apontam que o  consumo de  chocolate amargo na alimentação pode trazer benefícios ao organismo.

         O chocolate amargo contém concentrações de polifenóis com ação  antioxidante, bastante relacionada à diversos processos orgânicos. Uma porção de 40 g desse tipo de chocolate, possui 2,8 g de epilogocatequina, composto também encontrado no chá verde, o qual existe estudos associando o auxílio dessa substância na diminução da pressão arterial, inibição da agregação plaquetária, redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como do LDL-C.  Além disso, é importante destacar que no chocolate amargo há compostos como a teobromina e cafeína, ambas  substâncias possuem efeitos vasodilatador.

         A Sociedade Brasielira de Cardiologia (SBC), na I Diretriz sobre o consumo de gorduras e a saúde cardiovascular, orienta que a gordura proveniente do chocolate (encontrada no chocolate amargo), possui dois ácidos graxos saturados: ácido palmítico e esteárico, já como ácido graxo monoinsaturado, o oleico e menos de 5% de outros ácidos graxos, contudo esses tipos de gorduras, não aumentam os níveis de colesterol.

         Ainda de acordo com a SBC, o consumo deve ser moderado em chocolates adicionados de leite, devido às altas quantidades de ácidos graxos mirístico e láurico, que são hipercolesterolêmicos. Além do alto teor de açúcar de adição.

            Diante dessas evidências, o chocolate amargo pode ser considerado como opção, dentro de uma alimentação equilibrada, sem causar prejuízos à saúde.

            Confira na íntegra a Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia: http://goo.gl/YWwqyu #Insira #saúde #chocolateamargo

Escrito por:

Camila Cristina da Silva Santos

Estagiária de Nutrição

Silvia Ramos

Nutricionista

CRN-3: 10.908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *