
Por Elizabeth Mendes e Silvia Ramos
A desnutrição é definida como “o estado resultante da deficiência de nutrientes que podem causar alterações na composição corporal, funcionalidade e estado mental com prejuízo no desfecho clínico”, sendo frequente no ambiente hospitalar. Esta situação pode prejudicar a resposta imunológica, aumentar o tempo de internação e complicações cirúrgicas e infecciosas, além do risco de mortalidade. Todos esses parâmetros preocupam a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
Diante disso, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) instituiu a campanha “Diga Não à Desnutrição” em 2018, a fim de reduzir as taxas de desnutrição hospitalar, melhorar o atendimento assistencial de pacientes e discutir métodos de implementação com estratégias sistematizadas.
A fim de facilitar a compreensão, foi desenvolvido o método mnemônico com a palavra Desnutrição, formando 11 passos para o combate à desnutrição:
- D Determine o risco e realize a avaliação nutricional
- E Estabeleça as necessidades calóricas e proteicas
- S Saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias
- N Não negligencie o jejum
- U Utilize métodos para avaliar e acompanhar a adequação nutricional ingerida vs. estimada
- T Tente avaliar a massa e função muscular
- R Reabilite e mobilize precocemente
- I Implemente pelo menos dois Indicadores de Qualidade
- Ç Continuidade no cuidado intra-hospitalar e registro dos dados em prontuário
- Ã Acolha e engaje o paciente e/ou familiares no tratamento
- O Oriente a alta hospitalar
Cada etapa possui sua aplicação prática levando em consideração o trabalho da EMTN. Através de ferramentas validadas, a publicação traz ações estruturadas para auxiliar na identificação precoce da desnutrição e ajudar na construção de uma conduta nutricional mais apropriada.
No site www.diganaoadesnutricao.org/ você encontra de maneira gratuita o documento completo com todas as aplicações práticas e sistematizadas.
Referência:
TOLEDO, Diogo Oliveira et al. Campanha “Diga não à desnutrição”: 11 passos importantes para combater a desnutrição hospitalar. Braspen Journal, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 86-100. 2018. Disponível em: http://arquivos.braspen.org/journal/jan-fev-mar-2018/15-Campanha-diga-nao-aadesnutricao.pdf. Acesso em: 22 março 2021.
Escreva um comentário