Conheça a Campanha “Diga não à desnutrição”

Por Elizabeth Mendes e Silvia Ramos

A desnutrição é definida como “o estado resultante da deficiência de nutrientes que podem causar alterações na composição corporal, funcionalidade e estado mental com prejuízo no desfecho clínico”, sendo frequente no ambiente hospitalar. Esta situação pode prejudicar a resposta imunológica, aumentar o tempo de internação e complicações cirúrgicas e infecciosas, além do risco de mortalidade. Todos esses parâmetros preocupam a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).

Diante disso, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) instituiu a campanha “Diga Não à Desnutrição” em 2018, a fim de reduzir as taxas de desnutrição hospitalar, melhorar o atendimento assistencial de pacientes e discutir métodos de implementação com estratégias sistematizadas.

A fim de facilitar a compreensão, foi desenvolvido o método mnemônico com a palavra Desnutrição, formando 11 passos para o combate à desnutrição:

  1. D Determine o risco e realize a avaliação nutricional
  2. E Estabeleça as necessidades calóricas e proteicas
  3. S Saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias
  4. N Não negligencie o jejum
  5. U Utilize métodos para avaliar e acompanhar a adequação nutricional ingerida vs. estimada
  6. T Tente avaliar a massa e função muscular
  7. R Reabilite e mobilize precocemente
  8. I Implemente pelo menos dois Indicadores de Qualidade
  9. Ç Continuidade no cuidado intra-hospitalar e registro dos dados em prontuário
  10. Ã Acolha e engaje o paciente e/ou familiares no tratamento
  11. O Oriente a alta hospitalar

Cada etapa possui sua aplicação prática levando em consideração o trabalho da EMTN. Através de ferramentas validadas, a publicação traz ações estruturadas para auxiliar na identificação precoce da desnutrição e ajudar na construção de uma conduta nutricional mais apropriada.

No site www.diganaoadesnutricao.org/ você encontra de maneira gratuita o documento completo com todas as aplicações práticas e sistematizadas.

Referência:
TOLEDO, Diogo Oliveira et al. Campanha “Diga não à desnutrição”: 11 passos importantes para combater a desnutrição hospitalar. Braspen Journal, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 86-100. 2018. Disponível em: http://arquivos.braspen.org/journal/jan-fev-mar-2018/15-Campanha-diga-nao-aadesnutricao.pdf. Acesso em: 22 março 2021.

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *