Colesterol

 

O colesterol é um composto químico, essencial à vida. Sintetizado pelo fígado no que se refere à maior parte que o organismo necessita, seu restante é adquirido através de alimentos ingeridos.

  Por ser solúvel apenas em gorduras, o colesterol tem de ser transportado pelo sangue através das seguintes lipoproteínas:

HDL (bom colesterol): é produzido pelo organismo, sendo fundamental para o bom funcionamento do corpo.
LDL (mau colesterol): é considerado alto quando é igual ou superior a 130 mg/dL. Quando o nível de colesterol LDL está alto começa a haver deposição de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que, com o tempo, podem dificultar a passagem do sangue e levar a um ataque cardíaco ou AVC (Acidente Vascular Cerebral), por exemplo.
VLDL (também conhecidas como triglicérides): transporta os triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas.

  Os alimentos ingeridos são de extrema importância para o controle dos níveis da LDL e HDL. Conheça 20 alimentos que auxiliam na redução do colesterol:
  • Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau, etc)
  • Soja e derivados: rica em vitamina E, ela aumenta os níveis de HDL.
  • Tomate: reduz o colesterol na corrente sanguínea.
  • Chia: rica em fibras e ômega 3, poderosa contra o colesterol.
  • Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, importante contra o colesterol alto.
  • Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL.
  • Morango e frutas vermelhas: lotados de antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas LDL
  • Quinoa: além de alto teor de fibras, contém saponina, uma substância que reduz o colesterol produzido no fígado. 
  • Óleos vegetais de canola e girassol: são ricos em fitoesteróis, substâncias que barram a absorção de gordura da dieta, o que favorece a redução do colesterol.
  • Linhaça: fonte de ômega 3 e ácido linoleico, reduz o colesterol e a glicose no sangue.
  • Quiabo: aqui, é a grande quantidade de fibras solúveis que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. 
  • Alho: rico em uma substância chamada saponina, que reduz o colesterol ruim (LDL).
  • Berinjela: ela contém (principalmente na casca) antocianinas, substâncias que reduzem colesterol total, frações e ainda os triglicérides.
  • Uva e suco de uva: aqui o dono do “milagre” se chama resveratrol, presente tanto na fruta quanto no suco integral dela.
  • Cebola: além de reduzir o colesterol, ela tem ação anti-inflamatória, o que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos. 
  • Maçã: ela é rica em fibras solúveis e contém altas doses de flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol no sangue. 
  • Feijão: rico em fibras solúveis adicioná-lo à dieta proporciona reduções significativas do colesterol total e do LDL.
  • Cevada e outros grãos integrais: eles contêm bons níveis de fibras, selênio e beta-glucano, uma substância que ajuda a baixar o colesterol LDL.
  • Abacate: rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.
  • Aveia: contém uma fibra que auxilia na redução do colesterol LDL. Consumir 3g dessa fibra pode reduzir em até 20% o colesterol total.   
  Tanto as taxas de colesterol muito altas, quanto as taxas muito baixas são prejudiciais à saúde.

 

Referências:

http://www.tuasaude.com/colesterol/

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