Carta para o profissional nutricionista

Cada um tem a lembrança do dia e do “porque” surgiu a ideia “quero ser um (a) nutricionista”…, mas até chegar nesta lembrança, vamos recordar um pouco do trajeto da nossa amada profissão?

Em 24 de Outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição no Brasil e em 24 de abril de 1967 foi regulamentada a profissão do nutricionista, na qual foi sancionada em 20 de outubro de 1978 que criou os Conselhos Federal e Regionais de nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. A partir disto a nutrição ganhou cada vez mais espaço e importância social.

E quão importante é nossa profissão, pois, a nutrição é um conjunto de processos no qual o organismo digere e absorve os nutrientes que são substâncias químicas, orgânicas ou inorgânicas necessários para a homeostase e que quando ausentes ou excedentes podem produzir enfermidades e pensando que para obtenção dos mesmos entra na história a alimentação que é o ato voluntário de escolha dos alimentos no qual está envolvido todo um processo biopsicossocial… bem tema de aula não?

Observando o parágrafo acima, vem de todo esse processo a responsabilidade que temos em sermos nutricionistas pois, através da alimentação, cuidamos também da vida. Para vocês que já estão com um caminho percorrido, lembra-te do juramento no qual prometeu que “ … ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza…” e que cumprindo o juramento “… desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona…”  Ao ler a última frase, vamos falar sobre os louros?

Pelos olhos da saúde coletiva e clínica ver o agradecimento e o carinho no olhar do paciente no qual cuidou, pelos olhos da UAN a satisfação de uma alimentação segura, saudável e gostosa, pelos olhos da esportiva, ver a evolução do profissional, pelos olhos do marketing ver as conquistas de informações corretas e claras, aos olhos da estética, as conquistas do cuidado com alimentação que reflete no exterior, aos olhos do professor, o orgulho de passar seus conhecimentos, gerando um novo colega de profissão e não esquecendo nenhum ramo da nutrição no qual alcançamos muitos, receber o sentimento e olhar de gratidão por cada meta alcançada em cada área de atuação, saber que em cada uma delas você pode fazer a diferença e não esquecer que toda profissão tem seus obstáculos, o importante é seguir juntos.

Por falar em amor… já declarou seu amor a nutrição hoje?

Leticia Ramos
Estagiária de Nutrição

Silvia Ramos
Nutricionista CRN3/10908

2 Comentários
  • Andréa Dezzotti Tubardino da Silva
    agosto 31, 2017

    Parabéns a tds nós Nutricionistas!!!! Acabo de me formar em Nutrição (dia 22/08) aos 42, depois de viver durante 15 anos dentro de uma excelente instituição financeira, onde fiquei SIM por motivos financeiros….Pedi para sair há dois anos, pois estava muito infeliz a profissão e aí sim fui me dedicar aos estudos da nutrição. Hojej muuuuuito feliz…..e LOUCA para começar a pôr em prática tudo aquilo que aprendi e que ainda vou aprender!!!!!
    “Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser.” George Elio
    Nutrição Clínica por amor ?…

    • Insira
      agosto 31, 2017

      Parabéns Andréa!! e boa sorte em seu novo caminho ?…

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *