Benefícios dos fitoesterois

 

Fitoesterois são substâncias que apresentam grande similaridade estrutural com o colesterol. Por isso, quando ingerida, compete pela absorção com o colesterol. Desta forma, parte do colesterol dietético  não é  absorvido e ou ainda, é  extrusado para  fora do enterócito por proteínas específicas. Por este mecanismo, os fitoesterois, quando  consumidos regularmente, reduzem o colesterol LDL .

Os esterois absorvidos por esse mecanismo (colesterol da dieta, biliar ou esterol vegetal), uma vez no enterócito podem ser esterificados pela acil colesterol acil transferase (ACAT) e transportados inicialmente em quilomícrons para a circulação linfática e depois sistêmica ou serem transportados pelas proteínas ATP Binding Cassette (ABC) G5 e G8 de volta para a luz intestinal (preferencialmente os esteróis vegetais). A figura 1 demonstra o mecanismo de absorção e efluxo, ou extrusão de colesterol e fitoesterois no enterócito.

blog

Segundo a recomendação da sociedade brasileira de cardiologia , é necessária a ingestão de 2 g/dia de fitoesterois para a redução média de 10-15% do LDL-C. A ingestão de 3 a 4 g/dia de fitoesterois pode ser utilizada como adjuvante ao tratamento hipolipemiante. Os fitoesterois estão presente em alimentos de origem vegetal, como oleaginosas, cereais, sementes, óleos vegetais em geral, principalmente de milho, canola, girassol e soja.

Fonte:

BREDA, M.,C., Fitoesterois e os benefícios na prevenção de doenças: Uma revisão, UFRGS, Porto Alegre,2010.

Fitoesterois: o que os estudos trazem de novo? Disponível em: https://goo.gl/kKpYFZ

RAMOS ,S. C.,FONSECA, F.,KASMA,S.,et.al., The role of soluble fiber intake in patients under highly effective lipid-lowering therapy, Nutr J. 2011

XAVIER H. T., IZAR M. C., FARIA NETO J. R. ,et. Al.,V Diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose, Arq Bras Cardiol, 2013.

Larissa Leal Andrade

Estagiária de  Nutrição

Silvia Ramos

Nutricionistas  – CRN3/10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *