Água e vida

 

O corpo humano é composto por 75% de água e 25% de matéria sólida. A água é fundamental para o organismo humano, especialmente na alimentação, eliminações  corporais e regulação das funções  celulares e corpóreas. A água é considerada o mais importante componente corporal. Outras funções incluem:

• Regulação da temperatura corporal
• Remoção de produtos do metabolismo e toxinas
• Transporte nutrientes e oxigênio para as células
• Proteção de articulações
• Evitar a obstipação

A ingestão de quantidades insuficientes de água e o consumo de outros tipos de bebidas como: chá, café, vinho, refrigerante, dentre outros, não substituem os nutrientes fornecidos pela água. Estas outras bebidas, podem promover a desidratação por conterem cafeína, açúcar, adoçante artificial e outras substâncias químicas. O corpo encara essas consequências como efeitos deletérios e em longo prazo prejudiciais.

Quando a desidratação se instala, radicais livres produzidos nas reações orgânicas não conseguem  ser  eliminados de modo eficaz, gerando assim, o estresse oxidativo, relacionado hoje  com várias  condições  clínicas.

O consumo de cerca de dois litros de água diariamente está estreitamente relacionado à manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *