Abordagem Nutricional para Vegetarianos: Proteínas

Para indivíduos adeptos de uma dieta vegetariana, os alimentos de origem vegetal são importantes fontes de proteínas, porém alguns deles podem apresentar algumas deficiências em aminoácidos essenciais.

Diante disso, se faz importante considerar a disponibilidade dos aminoácidos nos alimentos que são base da alimentação desses indivíduos. Alguns grupos podem apresentar algumas deficiências como os cereais que possuem como principal aminoácido limitante a lisina e as leguminosas que apresentam limitação principalmente no aminoácido metionina. Considera-se que, na dieta vegetariana, o aminoácido que apresenta maior risco de deficiência é a lisina.

Uma estratégia que pode ser utilizada de maneira a reverter esse quadro é a denominada suplementação recíproca, que consiste em ingerir duas fontes de proteínas com aminoácidos limitantes diferentes, de tal modo que cada uma forneça os aminoácidos limitantes da outra, contribuindo desse modo para um melhor aporte proteico.

Tabela 1. Suplementação recíproca de aminoácidos presentes em cereais e leguminosas.

Tabela Aa

FONTE: SOUZA, Eliana Carla Gomes de et al. Alimentação vegetariana: Atualidades na abordagem nutricional. Rio de Janeiro: Rubio, 2016. 60 p.

Mayara Ribeiro

Estagiária de Nutrição

 

Silvia Ramos

Nutricionista- CRN3/10908

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