A suplementação de creatina pode ajudar na sarcopenia em idosos?

Por Elizabeth Mendes e Silvia Ramos

Segundo o Consenso Europeu de Sarcopenia de 2019, sarcopenia é uma condição na qual há baixa força muscular, sendo confirmada pela presença de baixa quantidade ou qualidade muscular. Para tratar esta condição é necessário utilizar estratégias que aumentem a força muscular.

Um artigo de revisão publicado em 2019 apresentou uma longa explicação de como a creatina pode auxiliar nessa qualidade e função muscular, reduzindo assim, os efeitos negativos da sarcopenia em idosos.

O que é creatina?

A creatina é uma substância produzida endogenamente que também pode ser utilizada como suplemento ergogênico, devido seus benefícios no desempenho físico, e também suplemento dietético, pensando nos efeitos benéficos para a saúde.

Os autores apresentam que a creatina pode neutralizar a sarcopenia através de vias anabólicas estimuladas pelo inchaço celular que ocorre por conta da ação osmótica da substância.

Suplementação: isoladamente ou junto ao treinamento físico?

O artigo discorre em duas seções sobre o efeito da suplementação da creatina de maneira isolada e agregada ao treinamento físico. Os autores descrevem que a suplementação de creatina a longo prazo, juntamente com o treinamento de resistência, pode aumentar a força e massa muscular. No entanto, ainda não foi esclarecido se este efeito benéfico é diretamente da creatina ou devido ao treinamento.

Outro ponto apresentado é que a creatina em si – de maneira isolada – não possui um efeito anabólico, ou seja, ela não afeta a síntese ou quebra de proteína muscular.

Quanto às possíveis complicações ou efeitos adversos, o artigo apresenta que a suplementação de 3g não revelou quaisquer efeitos, porém, em doses mais altas não há nada descrito. Além disso, nessa fase da vida o indivíduo pode tomar diversos medicamentos que podem afetar o metabolismo muscular, como glicocorticóides e estatinas, e alguns desses medicamentos podem influenciar a eficácia da suplementação de creatina.

Referências
CRUZ-JENTOFT, A. J. ET AL. Sarcopenia: European consensus on definition and diagnosis. Age and Ageing, v. 39, n.4. p. 412-423, Jan. 2019.

DOLAN, Eimear et al. Muscular Atrophy and Sarcopenia in the Elderly: Is There a Role for Creatine Supplementation? Biomolecules, [s.l.], v. 9. n. 11, Nov. 2019.

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *