A importância do plano de negócios para uma empresa

Empreender é uma atitude que exige dedicação, persistência e planejamento, para que o negócio dê ao empreendedor o retorno esperado.

Por vezes quando uma pessoa decide abrir uma empresa, ela se pergunta: por onde começar, se o negócio vai dar certo mesmo, quais são os riscos e vantagens da sua futura empresa, dentre tantas outras dúvidas que permeiam a cabeça de um empreendedor. Mas uma ferramenta essencial antes de abrir uma empresa é fazer um bom plano de negócios. Esse é um documento que ajuda a sanar muitas dúvidas, ele serve como “guia” para o novo empresário, em resumo, é um planejamento com todos os detalhes de uma empresa.

Para a elaboração de um plano de negócios é preciso buscar informações detalhadas sobre o ramo a ser seguido, os produtos ou serviços que serão oferecidos aos clientes (ser criativo, buscar sempre a inovação), o perfil dos clientes que deseja conquistar e fidelizar, colocar algumas ideias de promoções para atrair clientes, os fornecedores, os concorrentes e ainda listar os diferencias da empresa frente aos concorrentes, pontos fortes e fracos do empreendimento, custos da empresa, dentre outras informações importantes. Assim sendo, é possível verificar se a ideia é viável ou não e como seria o modelo de gestão da empresa. Entretanto é necessário realizar muitas pesquisas e estudos para elaborar um plano de negócios com todas as informações imprescindíveis.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 2015, os objetivos de um plano de negócios são:

  • Organizar as ideias para iniciar um novo empreendimento;
  • Orientar a expansão de empresas já em atividade;
  • Apoiar a gestão do negócio, seja em seus números ou estratégias;
  • Facilitar a comunicação entre sócios, empregados, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;
  • Captar recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.

 

O plano de negócio ajuda o empreendedor a fundamentar suas ideias, e evita risco de a empresa não dar certo por falta de planejamento prévio.

O SEBRAE disponibiliza alguns conteúdos referentes ao tema: http://goo.gl/uWc4ES, http://goo.gl/IWqBkI, http://goo.gl/60Qgkt.

Saiba também como montar o seu plano de negócios: http://goo.gl/QX9E8X.

EAD SEBRAE: Iniciando um Pequeno e Grande Negócio: https://goo.gl/UXNv0f.

Em breve a Insira terá novidades  no campo do empreendedorismo. Acompanhe nas redes a #insira.

 

Escrito por:
Camila Cristina da Silva Santos
Estagiária de Nutrição

Sílvia Ramos
Nutricionista
CRN-3: 10.908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *