Importância do Manual de Boas Práticas em Lactários

Os lactários são unidades de Serviço de Nutrição e Dietética Hospitalar que visam preparar, higienizar e distribuir preparações lácteas e fórmulas infantis. Além de promover a continuação do aleitamento exclusivo de muitos neonatos que não possuem uma fonte materna direta.

Contaminações provenientes da manipulação incorreta das preparações podem acarretar, muitas vezes, distúrbios gastrointestinais, sequelas permanentes ou em casos mais  graves, óbitos prematuros.

Neste sentido, a introdução de um Manual de Boas Práticas (MBP) é crucial aos processos do lactário, pois padroniza as operações e limita erros que podem acarretar em contaminação do alimento manipulado. O MBP além de informar e adequar estruturas físicas e suas delimitações, deve também, instituir os processos de recebimento da matéria prima, manipulação, armazenamento, transporte e distribuição ou administração das preparações láteas e fórmulas infantis.

A partir da formalização dos processo no  MBP, o controle de qualidade e a rastreabilidade do que é administrado e/ou distribuído para os neonatos é mais precisa. Sabe-se neste contexto, qual o processo, os colaboradores envolvidos e todos os desdobramentos.  A reunião destes dados visam evitar previamente inconformidades que podem acarretar em diminuição da qualidade. A avaliação permanente dos  processos descritos  no  MBP e as ocorrências de inconformidade  possibilita a unidade de planejar treinamentos e instituir controles mais específicos, garantindo a funcionalidade e a qualidade do lactário.

O profissional de nutrição atua de forma a fazer cumprir os processos estabelecidos no Manual de Boas Práticas do lactário. Ou seja, o Nutricionista tem a função de administrar os dados obtidos durante os controles realizados, e utilizá-los para manter a qualidade e a segurança do alimento neonatal ofertado pelas unidades.

 

Por

Ana Carolina Mendes
Estagiária em Nutrição

Silvia Ramos
Nutricionista
CRN 10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *