Coaching e nutrição: é possível?

O processo de coaching é uma metodologia estruturada que tem como objetivo capacitar pessoas para mudanças rápidas, alcançando bons resultados, tanto pessoal como profissionalmente. A pessoa que está participando de um processo de coaching é denominada coachee.

Quando se trata de coaching de carreira, são utilizadas ferramentas que ajudam no processo de desenvolvimento e aprimoramento profissional, com o intuito de obter-se resultados positivos, através de metas planejadas. O profissional coach, que é capacitado para ministrar cursos de coaching, trabalha com as competências e habilidades de cada pessoa para que esses resultados sejam alcançados.

Esse profissional, estimula o potencial dos coachees com as quais deseja realizar essas mudanças. Ajudando-os a identificar suas motivações e comportamentos fundamentais para uma carreira de sucesso. Utilizando-se de técnicas combinadas de flexibilidade, perseverança e estratégia, por exemplo.

Um dos vários benefícios trazidos pelo coaching é o autoconhecimento, através do qual o profissional reforçará o relacionamento consigo mesmo e com o ambiente ao seu redor, pois será capaz de compreender seus erros e anseios com mais facilidade e melhorá-los, atingindo assim, os resultados esperados.

Há o processo de coaching nutricional, que pode ser utilizado por nutricionistas, a fim de melhorar os atendimentos em clínicas, consultórios ou academias, por exemplo. Através de técnicas e ferramentas desenvolvidas pelo coach, será possível que o nutricionista compreenda melhor como fidelizar clientes, trabalhar técnicas motivacionais, buscar os reais motivos que o trouxe o até a consulta, para que seja possível superar as expectativas do atendimento.  É importante lembrar-se de sempre de respeitar a individualidade e traçar as metas de acordo com os objetivos e capacidade em atingi-las, personalizando cada vez mais o atendimento.

Um estudo publicado no American Journal of Lifestyle Medicine, 2016, Considera importante que como primeiro passo no atendimento, utilizando-se o processo de coaching nutricional, seja necessário estabelecer uma relação de confiança com o paciente, utilizando técnicas como autenticidade, contato visual, boa energia, boa qualidade de voz, ouvir o paciente com atenção, deixar o paciente relaxado na consulta, adotar uma linguagem corporal e de gestos de maneira positiva.

Nesse estudo, durante as consultas com os pacientes, foram trabalhados princípios motivacionais, reflexões e o profissional demonstrava sempre acreditar na capacidade de mudança do paciente

O coaching nutricional, é uma ferramenta nova que possibilita ao nutricionista conquistar e fidelizar clientes, através da percepção que esses passam a ter sobre suas necessidades, anseios, dificuldades, bem como metas traçadas conjuntamente.

O curso de coaching no atendimento nutricional, que será oferecido pela Insira Educacional, trará ao nutricionista as estratégias para uma comunicação fortalecedora, ferramentas para promover aos pacientes/ clientes: clareza nos objetivos do atendimento nutricional, força, confiança, reforço positivo em suas capacidades e habilidades para tornar situações adversas em motivação para atingir as metas definidas, métodos para a fidelização de clientes para o atendimento nutricional, dentre outros aspectos importantes no processo de coaching nutricional. Saiba mais em: http://goo.gl/7TCh2g

Conheça alguns artigos relacionados ao tema de coaching: http://goo.gl/1r2qmg, http://goo.gl/dhAiaH.

 

Escrito por:
Camila Cristina da Silva Santos
Estagiária de Nutrição

 Sílvia Ramos
Nutricionista
CRN-3: 10.908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *