16 de Outubro |Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente no dia 16 de outubro a fim de fazer com que a população reflita acerca de temas como fome e segurança alimentar. A data foi escolhida em homenagem à Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação FAO criada em 16 de outubro de 1945.

Esse ano, o tema discute um assunto amplo e que vem, de uma forma ou de outra, afetando toda a população, “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”. O objetivo é mostrar como as mudanças climáticas têm agravado o desafio de alimentar uma crescente população mundial e o que podemos fazer, juntos, para superar esse desafio.

No Brasil, “uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente” é um direito de todos, sendo assegurada pela Lei Nº 11.346 de setembro de 2006 através do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Entretanto, há evidencias de que essa segurança alimentar vem sendo ameaçada pelas mudanças climáticas.

Os pequenos agricultores familiares, responsáveis pela maior parte dos alimentos que consumimos, estão entre os mais afetados, além disso, segundo estimativas, o número de habitantes do planeta vai superar os 9 bilhões de pessoas em 2050, e a FAO estima que a produção mundial de alimentos vai ter que aumentar em 60% para poder atender as novas demandas.

O tema desse ano remete a essa situação atual e enfatiza a necessidade dos sistemas agrícolas de se adaptarem, tornado-se mais resistentes, produtivos e sustentáveis. Para produzir alimentos de forma sustentável, é necessário produzir mais com menos,  reduzir as perdas de alimentos em todos processos.

Na tentativa de inserir crianças e adolescentes nesse tema tão importante no cenário atual, foi criado um concurso de vídeos, dando-lhes a oportunidade de expressarem suas ideias sobre a relação entre mudança climática, a comida que é consumida e as causas da fome.

Nos últimos anos, o Brasil tem avançado em relação às inúmeras conquistas relativas à erradicação da fome e à diminuição significativa da extrema pobreza, tirando o Brasil do Mapa da Fome das Nações Unidas, porém, muitos ainda são os obstáculos que devem ser superados neste campo.

 

Referências

 CONSEA – LEI DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. Disponível em: <https://goo.gl/aRUk7P>.

Conselho Federal de Nutricionistas – CRN. Clima, alimentação e agricultura são temas do Dia Mundial da Alimentação 2016. < https://goo.gl/6T0hdN>.

Conselho Regional de Nutricionistas 3 – CRN3. Dia Mundial Da Alimentação. Disponível em: <https://goo.gl/tm1gVv>.

CUNHA, Dênis Antônio da et al. Irrigação como Estratégia de Adaptação de Pequenos Agricultores às Mudanças Climáticas: aspectos econômicos. Rev. Econ. Sociol. Rural, Piracicaba. v. 51, N. 2, p. 369-386, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/resr/v51n2/v51n2a09.pdf>.

Food and Agriculture Organization of the United Nations – FAO. About FAO. Disponível em: < http://www.fao.org/about/en/>.

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO. Era uma vez… o futuro da alimentação e a agricultura. Disponível em: <http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/418641/>.

Revista SESC. <https://goo.gl/75KyTv>.

 

Por

Fabiana Lascala
Estagiária de Nutrição

Silvia Ramos
Nutricionista CRN3-10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *