É a partir da alimentação que o homem obtém os nutrientes fundamentais para o funcionamento do seu organismo. Assim, é necessário que a dieta seja variada, equilibrada e forneça quantidades adequadas de calorias e nutrientes para assegurar seu crescimento e desenvolvimento. Uma alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, promovendo saúde e qualidade de vida. A nutrição e o exercício estabelecem uma inter-relação importante, pois uma alimentação balanceada e nutritiva melhora o rendimento do organismo, o desempenho físico, promove o reparo e construção de tecidos corporais, além de potencializar o efeito dos treinos.

O objetivo do estudo realizado por Barros e Pinheiro (2017) foi analisar os conhecimentos acerca da alimentação saudável e uso de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias de ginástica da cidade de Montes Claros-MG. Participaram da pesquisa 95 indivíduos, de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 40 anos. Os participantes responderam a um questionário adaptado de Zamin e Schimanoski (2010), contendo 20 perguntas, sendo 13 objetivas e 7 discursivas relacionadas à identificação, conhecimentos sobre alimentação saudável, fontes alimentares de nutrientes e uso de suplementos nutricionais. Quanto à auto avaliação do nível de conhecimentos acerca da alimentação saudável, mais da metade respondeu ter conhecimento “suficiente” (48,4%) ou “muito bom” (33,7%), entretanto, 63% dos indivíduos responderam erroneamente que a proteína é o macronutriente que se deve ter o maior consumo diário. Os alimentos proteicos são o tipo de suplemento mais consumido entre os praticantes de atividade física (81,25%), seguido dos repositores energéticos (53,2%) e aminoácidos de cadeia ramificada (34,37%).

Com isso, se faz necessária a educação nutricional para este público por meio do profissional habilitado, e ainda a conscientização dos profissionais de educação física quanto à prescrição/indicação de suplementos alimentares, tendo em vista que esta é uma atividade privativa do nutricionista e deve ser feita respeitando o consumo e gasto energético de cada pessoa.

Quer saber mais sobre suplementação e se especializar em Nutrição Esportiva e Wellness Coaching? Conheça nosso curso em: https://goo.gl/E6qTDC

Fonte: BARROS, Anália Josielle Silva; PINHEIRO, Maria Tereza Crisóstomo. Conhecimentos acerca da alimentação saudável e consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. v. 11. n. 63. p.301-311., 2017. Disponível em: < https://goo.gl/Jxn4nQ > Acesso em: 16 nov. 2017.

Mayara Ribeiro

Estagiária de Nutrição

 Silvia Ramos

Nutricionista- CRN3/10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *