Introdução: As pessoas idosas com excesso de peso e obesidade enfrentam um alto risco de perda muscular e função física prejudicada, o que pode contribuir para a obesidade sarcopênica. O treinamento de exercícios de resistência (RET) tem um efeito benéfico na síntese de proteínas musculares e pode ser aumentado por suplementação de proteína (PS). No entanto, se o peso corporal afeta o aumento do desempenho muscular e funcional em resposta ao PS em pessoas mais velhas submetidas a RET ainda não está claro.

Objetivo: Este estudo foi conduzido para identificar os efeitos do PS sobre a composição corporal e função física de pessoas idosas submetidas a RET.

Metodologia: Foi realizado uma busca abrangente de bancos de dados on-line para identificar ensaios clínicos randomizados relatando a eficácia de PS para ganho de massa magra, aumento de força e melhorias de mobilidade física em pessoas idosas submetidas a RET.

Resultados: Foram incluídos 17 ensaios clínicos randomizados (ECR); a média global ± idade e índice de massa corporal (IMC, em kg / m 2 ) foram respectivamente de 73,4 ± 8,1 y e 29,7 ± 5,5,. Os participantes tiveram ganhos substancialmente maiores de massa magra e força da perna quando PS e RET foram utilizados do que com RET sozinho, sendo as medianas de 0,58 (IC 95%: 0,32, 0,84) e 0,69 (IC 95%: 0,39, 0,98), respectivamente. O subgrupo de estudos com um IMC médio ≥ 30 apresentou ganhos em massa substancialmente maiores (Mediana: 0,53; IC 95%: 0,19, 0,87) e resistência à perna (Mediana: 0,88; IC 95%: 0,42, 1,34) em resposta ao PS. O subgrupo de estudos com IMC médio <30 também apresentou ganhos relevantes em resposta ao PS.

Conclusões: Em comparação com RET sozinho, o PS combinado com RET pode ter um efeito mais forte na prevenção da atenuação da massa muscular relacionada ao envelhecimento e perda de força nas pernas em pessoas idosas, que foi encontrada em estudos com IMC médio ≥30 e em estudos com IMC médio <30. Os clínicos podem usar estratégias de suplemento nutricional e exercício, especialmente PS aliada ao RET, para efetivamente melhorar a atividade física e o estado de saúde de todos os pacientes idosos.

Palavras-chave: idoso; obesidade; suplementação de proteínas; exercício de resistência; composição corporal.

FONTE: LIAO, Chun- De et al. Effects of protein supplementation combined with resistance exercise on body composition and physical function in older adults: a systematic review and meta-analysis. The American Journal of Clinical Nutrition. 1-14, 2017. Disponível em: < https://goo.gl/itwyUB> Acesso em: 1 nov. 2017.

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *