A agricultura familiar foi, por muito tempo, tida como agricultura de subsistência. Atualmente é indiscutível a sua importância na produção agrícola, por ser a principal fornecedora de produtos considerados básicos para alimentação humana e cumprir um papel decisivo na produção de alimentos para o mercado interno.

Em um estudo realizado por Assis et al. (2017), foi possível estabelecer uma relação positiva entre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a segurança alimentar e nutricional dos agricultores beneficiários do programa, uma vez que, o objetivo do  PAA é o de romper com o círculo vicioso da fome, e enfrentar a pobreza rural que é um dos principais focos de insegurança alimentar.

O Relatório de Insegurança Alimentar no Mundo de 2014, publicado pela FAO, revelou que o Brasil reduziu de forma muito expressiva a fome, a desnutrição e a subalimentação nos últimos anos. Os avanços decorrem, na análise apresentada, da priorização da agenda de Segurança Alimentar e da implementação, de forma articulada, de programas de proteção social e de fomento à produção agrícola, como o PAA.

O PAA tem propiciado então aos agricultores beneficiados a possibilidade de se inserir no mercado local, contribuindo para aumentar a receita monetária da família, além de estimular os produtores a incorporarem um modelo diversificado de produção de alimentos, assegurando uma variedade necessária tanto para abastecer o mercado quanto para o autoconsumo, inferindo positivamente na situação de segurança alimentar e nutricional dos agricultores e de sua família.

 

Fonte: ASSIS, Silmara Christina Rodrigues et al. Impacto do Programa de Aquisição de Alimentos na Segurança Alimentar e Nutricional dos agricultores. Revista Ciência & Saúde Coletiva. 22(2):617-626, 2017. Disponível em: < https://goo.gl/vKEaJh> Acesso em: 10 out. 2017.

Mayara Ribeiro

Estagiária de Nutrição

 

Silvia Ramos

Nutricionista- CRN3/10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *