A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos. É uma doença silenciosa que afeta especialmente as mulheres na pós‐menopausa e idosos e tem elevada taxa de morbimortalidade, dado sua importância clínica, a Comissão de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia em conjunto com a Associação Médica Brasileira e sociedades afins desenvolveu uma atualização da diretriz do tratamento da osteoporose em mulheres na pós‐menopausa de acordo com as melhores evidências científicas disponíveis.

Tratamento não farmacológico da osteoporose pós menopausa

RECOMENDAÇÕES

  • Exercício físico: Exercícios físicos resistidos, supervisionados, principalmente que envolvam fortalecimento de quadríceps e exercícios com suporte do próprio peso devem ser recomendados para pacientes na pós-menopausa com diagnóstico de osteoporose e ou osteopenia.
  • Vitamina D: Em pacientes deficientes de vitamina D, a reposição deve ser iniciada com 50.000 UI por semana durante oito semanas e, então, reavaliar. Como dose de manutenção, recomendam‐se doses diárias de 1000‐2000 UI e valores séricos acima de 30 ng/mL para a prevenção do hiperparatireoidismo secundário, melhoria da massa óssea, redução do risco de quedas. Tratamentos com altas doses de vitamina D não estão indicados.
  • Cálcio: Em mulheres com mais de 50 anos, é recomendado e seguro o consumo de até 1.200 mg de cálcio ao dia, preferencialmente por meio da dieta, especialmente com o consumo de leite e derivados. Apesar de o uso complementar do cálcio e da vitamina D ser fundamental para a mineralização óssea adequada, não se recomenda o tratamento da osteoporose em pacientes na pós‐menopausa exclusivamente com cálcio associado ou não com a vitamina D.

Fonte: RADOMINSKI, Sebastião Cezar et al. Diretrizes Brasileiras para o diagnóstico e tratamento da osteoporose em mulheres na pós menopausa. Revista Brasileira de Reumatologia. 57(52): S452-S466, 2017. Disponível em: < https://goo.gl/8iHZhy> Acesso em 11 out. 2017.

Mayara Ribeiro

Estagiária de Nutrição

 

Silvia Ramos

Nutricionista- CRN3/10908

 

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *