Liderar sem perder o Foco Emocional

 

“A inteligência emocional é a condição essencial da liderança” – Daniel Goleman.

Liderar não é simplesmente dar ordens visando um resultado específico, vai muito além, e poucos conseguem entender a essência e os fatores que envolvem uma grande liderança.

O início é a inteligência emocional, pois é essencial ter a consciência sobre si e sobre os outros, porque aponta novas formas de saber lidar com situações que são comuns em situações de lideranças. Além disto, a IE pode se adaptar  para cada perfil de equipe  e  de líder.

Ser inteligente emocional é saber identificar emoções e adequá-las para construir resoluções de problemas sem perder o foco. Essa habilidade é desenvolvida com o tempo e dela depende o sucesso ou não de um profissional. E, por isso, trabalhar alguns aspectos ajudam na construção de um líder capaz de superar expectativas:

  • O autoconhecimento emocional, identificando quando e como os sentimentos surgem;
  • O controle Emocional e Automotivação, utilizar as emoções para solucionar problemas envolvidos no dia a dia da empresa e alcançar objetivos traçados;
  • O reconhecimento das emoções de outras pessoas, direcionando-as conforme os sentimentos envolvidos;
  • E as habilidades interpessoais, pois entender como as pessoas funcionam, como elas trabalham e como elas cooperam é crucial para impulsionar um trabalho grandioso.

Portanto uma boa liderança requer inteligência emocional. Através dela  há promoção de  grandes resultados, despertando potenciais de colaboradores acarretando em uma evolução mútua – líder, equipe e empresa.

Descubra mais sobre como liderar se perder o foco emocional no INSIRA Educacional, através do Curso: Liderança e Comunicação – as chaves da gestão de pessoas – https://goo.gl/G15wd3.

 

Ana Carolina Mendes
Estagiária de Nutrição

Silvia Ramos
Nutricionsita CRN3/10908

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *