05 de Agosto | Dia Nacional da Saúde

Dia 5 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, em comemoração ao nascimento do médico pioneiro sobre doenças sanitárias, Oswaldo Cruz
  Doenças sanitárias como infecção ou intoxicação, são comuns, pois se trata da ingestão de alimentos, bebidas e água contaminados com microrganismos como bactérias, vírus, parasitas, príons e toxinas, ou por produtos químicos, agrotóxicos e metais pesados.

Entre as doenças estão:
  • Botulismo é formado em conservas de vegetais e carnes, ou em outros alimentos preparados sem higiene ou sem procedimentos corretos. 
  • Síndrome de GuillainBarré, encontrada em aves e frangos e na água não tratada.    
  • A Síndrome HemolíticoUrêmica é doença grave, que pode ser causada pela ingestão de alimentos contaminados, como carne mal passada ou laticínios, ou através de contato com uma pessoa com diarreia infecciosa. Em geral, aprece em crianças menores de 5 anos após diarreia aguda sanguinolenta.
  •  A Hepatite A é causada por um vírus que pode ser transmitido pela água ou alimentos contaminados com esgoto, dejetos humanos e também por alimentos preparados por indivíduos com a doença, devido às mãos sujas ou mal lavadas. 
  • A Toxoplasmose é uma doença causada por um parasita de felinos, a qual pode ser transmitida por água, verduras e carnes cruas contaminadas com fezes de gatos. 
  • As toxinas naturais de alguns vegetais, plantas, feijões, cogumelos venenosos, e de peixes e frutos do mar, podem causar reações alérgicas importantes e alguns casos sintomas neurológicos. Através da ingestão de alimentos contaminados com agrotóxicos e outros produtos químicos causa intoxicações, envenenamentos e até óbitos.
  •  A Febre Tifóide é causada por água e alimentos contaminados com esgoto, dejetos humanos e também por alimentos preparados por mãos sujas ou mal lavadas de portadores da doença. 
  • As doenças Priônicas são causadas por um tipo de proteína chamada príon. Também conhecidas como “o mal da vaca louca”, é transmitida pela carne bovina contaminada.

   A formar mais adequada para proceder ao tratamento básico das doenças é a partir de ingestão de sais hidratantes orais, e de muito líquido (água potável/tratada, sucos). Para os casos mais graves que exijam internação, pode ser necessária hidratação endovenosa e outros procedimentos médicos dependendo das manifestações clínicas e órgãos afetados. 

Sem comentários.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *